Plano de crescimento

Uma casa das crianças é criada com o tempo

Uma Casa das Crianças precisa de 5 anos para completar sua criação:

  1. Primeiro ano: a Casa das Crianças começa com até 15 crianças de dois e três anos, o Círculo de Mães e Pais também inicia com um primeiro propósito de apresentar a Casa da Vida e o método Montessori.
  2. Segundo ano: as crianças agora tem quatro anos e mais 15 crianças de dois anos e meio e três anos entram na Casa das Crianças
  3. Terceiro ano: as crianças têm, agora, quatro e cinco anos e mais 15 crianças de 2 e 3 anos entram na Casa das Crianças. O ambiente está em sua capacidade máxima. É a primeira vez que as novas crianças entram no projeto e convivem com as crianças mais velhas de 4 e 5 anos
  4. Quarto e quinto ano: o ciclo de criação da Casa das Crianças está completo. A partir do sexto ano a criança que chega à casa convive com crianças que entraram já com a turma completa. Nesse ponto, a independência é extraordinária pois quem chega no projeto pode ter um bom modelo para seguir, ou seja, as crianças consolidam sua pequena comunidade e trabalham para se desenvolverem e se ajudarem mutuamente.

O método Montessori

O método educacional ou a psicopedagogia Montessori foi desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952), que é utilizada há mais de 100 anos em diversas partes do mundo. É uma abordagem educativa centrada e baseada em observações científicas na criança.

Montessori considera a criança como um ser naturalmente ávido em conhecer e iniciar sua aprendizagem quando se encontra num ambiente especialmente preparado. É um método que permite a criança desenvolver-se fisica, mental, emocional e socialmente.

Conheça o projeto parceiro da Casa da Vida: o Ahuma. Entre, acesse e acompanhe os conteúdos semanais do Ahuma: vídeos, artigos e posdcasts.