História

A Casa da Vida teve origem a partir de uma reflexão que Felipe Roquette fez em 2013 quando a sua filha estava para nascer. Ele pensou: "Em qual escola vou colocar a minha filha? Qual o tipo de educação quero dar para ela?”. A partir dessas perguntas um grande movimento iniciou.

A melhor maneira de ajudar a criança a se desenvolver é colocando-a em um ambiente que propicie atividades, trabalhos, brincadeiras, descanso, observação, construtivas, isto é, atividades que ajudem-na a criar o adulto do futuro. Esse ambiente é chamado de ambiente preparado.

Uma criança do primeiro plano de desenvolvimento, de zero a seis anos, precisa estar em uma casa - e não em uma escola. A criança começa a desenvolver em si um grande senso de responsabilidade, autonomia, independência, concentração e entusiasmo em atividades ligadas ao cotidiano de uma casa. Ela precisa de materiais e atividades que dêem vazão para essa grande energia criativa. Ela precisa de um ambiente sereno e adaptado para seu tamanho e força. E ela precisa de adultos que compreendam suas etapas de desenvolvimento e quais as suas necessidades nessas diferentes etapas.

Pensando nisso, a Casa da Vida está localizada em uma linda residência, com espaço adequado, material apropriado e adultos preparados para ajudar cada criança a ter alegria ao viver. Para chegar nessa concepção, foi preciso buscar fora do Brasil formações profissionais especializadas e materiais específicos que auxiliam a autoconstrução e o desenvolvimento psíquico da criança. (explicar a formação, acho importante).

Felipe , cientista da computação e pedagogo, se especializou no método Montessori na França no Instituto Superior Maria Montessori (ISMM). Felipe realizou o treinamento para trabalhar com crianças entre 3 e 6 anos (casa das crianças) e também fez o treinamento para trabalhar com crianças entre 6 e 12 anos (escola elementar). O centro de treinamento ISMM que Felipe frequentou é um centro de treinamento certificado pela AMI (Association Motnessori Internacionale), instituição criada pela própria Maria Montessori. Atualmente exitem pouquíssimos profissionais no Brasil formados por centros de treinamento AMI. Felipe também trabalhou no La Maison des Enfants em Montpellier, França, uma escola Montessori que atende crianças entre 2 e 12 anos.

Hoje a Casa da Vida é o resultado de mais de 11 anos de estudo, construção e está preparada para lidar com os desafios inerentes da educação e desenvolvimento infantil com técnicas e recursos encontrados na maior parte em países desenvolvidos como França, Estados Unidos, Holanda entre outros.

O método Montessori

O método educacional ou a psicopedagogia Montessori foi desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952), que é utilizada há mais de 100 anos em diversas partes do mundo. É uma abordagem educativa centrada e baseada em observações científicas na criança.

Montessori considera a criança como um ser naturalmente ávido em conhecer e iniciar sua aprendizagem quando se encontra num ambiente especialmente preparado. É um método que permite a criança desenvolver-se fisica, mental, emocional e socialmente.

Conheça o projeto parceiro da Casa da Vida: o Ahuma. Entre, acesse e acompanhe os conteúdos semanais do Ahuma: vídeos, artigos e posdcasts.